Pular para o conteúdo principal

Registros Paroquiais: Itaverava (Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.)

Matriz de Santo Antônio de Itaverava
Filiais: Cappella de Nossa Senhora da Piedade da Espera, Itaverava e Capella de São Gonçalo das Catas Altas, Cappella de Nossa Senhora Santana da Conceiçam da Noroega, Cappella da Santíssima Trindade do Jequitibá e Cappella do Lamim.
Constam registros da Capella de São Caetano, Cappella de Sam Miguel, Cappella de Sam Jozé do Chopotó e Capella Mestre dos Camposfiliais da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga.
E também constam registros da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena.
Além disso, constam a Capela Sant'Anna do Morro do Chapéu e a Capela das Dores, freguesia de Carijós ou Queluz.
Por fim, foram encontrados registros também da Matriz de Santo Antônio, Ouro Branco.
Cabe ressaltar que, apesar de ser um livro de batismos, constam nele alguns registros de casamentos e um registro de óbito


Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul. 
(Fonte de consulta: Acervo do Family Search)


























Continuando o processo de democratização do acesso ao conteúdo de fontes primárias, começarei a transcrever o segundo Livro de Registros Paroquiais nesta plataforma open source. Novamente, citarei aqui alguns registros específicos deste livro. Porém, não conseguirei transcrever todos os registros. Alguns estão apagados, em outros a digitalização restou muito clara. Neste caso específico, encontrei algumas palavras "borradas" pela tinta. Também existem casos em que a letra é de difícil tradução e compreensão. Mas, ainda que apenas um registro seja transcrito, já cumpro o propósito aqui pretendido. Cabe lembrar que os registros são transcritos como se encontram, portanto, não se trata do nosso português atual. Por exemplo, cazado, freguezia, entre outros.

Assim como a maravilhosa Igreja de Itaverava, lindamente preservada por sua comunidade, temos a possibilidade de consultar um livro tão bem escrito e organizado como este. A Capela remonta ao início do século XVIII e estes registros seguem bem próximo da data inicial dos registros paroquiais locais. Tenho notícia, confirmada pela secretaria do Arquivo Eclesiástico de Mariana, de que alguns livros de Itaverava encontram-se sob a guarda do referido Acervo.


O livro foi digitalizado e forma um conjunto de 41 imagens. Trata-se de um Livro Suplemento, de Batismos realizados, mas que não constavam registrados no Livro Principal.


Imagem 02

  • 08/03/1768 - Joanna Roza, Capella da Espera, filha natural de Bonifácia Maria da Fonseca. PP: o soldado pago Manoel Rodrigues e Anna Maria, mulher de Francisco da Costa Neves.
  • 24/10/1774 - Vicente, Cappella da Espera, párvolo, filho legítimo de Faustino Moreira da Silva e de Izabela de Oliveira. PP: André Barboza Velozo e Luíza Barboza, mulher de Francisco de Souza Lima.
  • 20/07/1777 - Joaquim, Capella da Espera, párvolo, filho legítimo de Jozé Garcia de Mattos e Joanna Maria. PP: João Garcia de Mattos, casado, e Jozefa da Cunha, mulher do Alferes Manoel de São José.
  • ??/02/1774 - Pedro, Cappella de São Caetano, filial da Matriz de Nossa Senhora da Conceiçam de Guarapiranga, filho legítimo de Pedro Jozé e sua mulher Caterina Coelha.

Imagem 03

  • 1705 a 1779 - Sara, inocente, filha de Antônio da Costa Agostinho e Catherina Ferreira. PP: Jozé de Britto e sua mulher Margarida, freguezia de Guarapiranga.
  • ??/01/1779 - Antônio, párvolo, filho natural de Anna Maria de Queiróz, crioula forra e de pay incógnito. PP: Antônio Alvez Pinto e Anna Hypólita de Oliveira, filha do falecido Jerônimo Fernandez Fraga.
  • ??/03/1778 - Maria, Capella de São Gonçalo das Catas Altas, párvola, filha legítima de Antônio Pereira de Azevedo e Anna Maria de Ilsuy das Neves. PP: Francisco de Borgea e Lanna e Mariana Andreza de Ilsuy, solteiros.
  • 25/04/1776 - Severino, párvolo, filho legítimo de João Martins Campos e de Luíza Magalhães, neto paterno de Domingos Martins Campos, natural da freguezia de Santo Antônio de Villa Real do Arcebispado de Braga, e de Catherina ?? de Morais, natural de Villa de Santos, do Bispado de São Paulo, pela parte materna de Manoel ?? ??, natural da Ilha Terceira, e de Antônia Lopes de Ilsuy, natural da freguezia de São Sebastião e Bispado. PP: Alexandre da Sylva Esteves e sua mulher Bianca Fernandez. 

Imagem 04

  • 1728 - Margarida, Cappella de Nossa Senhora Santana da Conceiçam da Noroega, párvola, filha legítima de Alberto Perez Monteiro e sua mulher Domingas da Costa. PP: Domingos Fagundes Rego e Maria dos Santos, casada com Francisco Nogueira.
  • ??/03/1778 - Anna, Cappella de Sam Gonçalo das Catas Altas, párvola, filha legítima de Antônio Pereira Azevedo e Anna Maria de Ilsuy. PP: Reverendo Manoel Gonçalves Porto e Lana e Maria Quitéria do Sacramento.
  • 23/01/1778 - Lauriano Francisco, Cappella da Santíssima Trindade do Jequitibá, filho legítimo de Gabriel de Oliveira e de Cláudia Martins Neves. PP: Guarda mor Francisco Vieira da Silva e a esposa do Procurador Antônio José Mendes, dona Izabel Rodrigues Correa, filha do capitão Luiz Correa Barretto, já falecido, nasceu em 12/12/1737.
  • 07/10/1776 - Manoel, Cappella Nossa Senhora dos Remédios e da Santíssima Trindade do Jequitibá, filho legítimo de Thomé João do Carmo e Maria Joanna da Assumpçam. PP: Guarda mor Manuel da Motta de Andrade, solteiro, morador da freguezia de Guarapiranga, e Cláudia Martins Moreira, solteira.

Imagem 05

  • 1771 - Cappella do Lamim, Appolinário, filho legítimo de Francisco Machado Netto e Ignácia Maria de Souza. PP: João Baptista Lima, solteiro, e Antônia de Oliveira Neves.
  • 06/06/1772 - Mariana, filha legítima de Jozé da Costa Couto e de Joanna Roza de Silveira. PP: Tenente Antônio Pereira da Cunha e Izabel de Brito, já falecida.
  • ??/03/1783 - Maria Francisca, filha legítima de Manoel Jozé Monteiro e Anna Maria de Sá, a qual por ter estado em perigo de vida tinha sido baptizada em casa por Lucianna Maria de Jesus, mulher de Manoel Ribeiro do Amaral. PP: Reverendo Jozé de Oliveira e a dita Lucianna Maria de Jesus.
  • 1772 - Manuel, Cappella de São Gonçalvo de Catas Altas, párvolo, filho legítimo de Caetano Furtado de Mendonça e de Eugênia Gomes. PP: Capitão Domingues Barretto e Dona Anna Maria da Assumpçam.
  • 02/05/1778 - Cappella de São Gonçalo das Catas Altas, Joaquim, párvolo, filho legítimo de Sebastiam Tavarez da Fonseca e Anna Joaquina de Andrade. PP: Manoel Ribeiro e Maria Ignácia, solteira. Exposto à porta da casa.

Imagem 06
  • 13/01/1783 - Theodora, Cappella de Sam Miguel, filial de Nossa Senhora da Conceiçam de Guarapiranga, párvola, exposta à porta de João da Costa Neves, aos 05/01 meia noite, sem cédula alguma. PP: José Félix de Oliveira e Quitéria Francisca, filha de Cláudio Martins Neves.
  • ??/02/1780 - Anna, Cappella de Sam Jozé do Chopotó, filial de Nossa Senhora de Guarapiranga, filha legítima de Manoel Cardoso Campos e Izabel Teixeira. PP: Domingos Ferreira Campos e sua mulher Rita Francisca da Conceição.
  • ??/06/1780 - Maria, Cappella de Nossa Senhora da Piedade da Espera, párvola, exposta de Francisco da Silva Souza, morador do Ribeirão das Jaboticabeiras, freguezia de Carijós. PP: Francisco da Silva Souza e Jozefa Ferreira.
  • 1750 - Joachim, pardo, Cappella de Nossa Senhora da Conceição da Noroega, filial de Itaverava, filho natural de Francisca de Angola, escrava de Sebastião Poderozo. PP: Francisco da Costa, solteiro, e Florença Dominguez Coelho.
  • 1778 - Cappella da Espera, João, párvolo, exposto á porta de Carlos Pinto Brandão, casado com Luzia Roza Angélica. PP: Manoel Gonçalvez Lanna e Lina Roza Angélica,  mulher de Carlos Pinto Godoy.
  • 01/10/1774 - José, Igreja Matriz de Santo Antônio, filho natural de Feliciana Pereira da Silva, parda forra, e de pay incógnito. PP: João Coelho Duarte e Dona Anna Maria. 

Imagem 07
  • 03/1781, Joaquim, párvolo, Capela da Santíssima Trindade do Jetibá, filho legítimo de Manoel e de Maria Tomázia da Conceipção.
  • 1777, João, párvolo, exposto à porta de Dona Maria das Neves.
  • 05/04/1770, Vicente, párvolo, crioulo forro, filho legítimo de Francisco Antônio e de Ignácia Alves da Cunha, criolos forros.
  • 1743, Anna, Capela Nossa Senhora da Conceição da Noruega, párvola, filha legítima de Pedro da Sylva Guimaraens e de sua mulher Florência Joanna.
  • 1777 a 1780, Capela de São Gonçalo das Catas Altas, Feliciano, párvolo, pardo, filho legítimo de Joachim da Sylva e de Anna da Sylva.
  • 1774 a 1776, Capela Catas Altas, Silvério, párvolo, exposto à porta de Dona Anna Joachina da Trindade.

Imagem 08

  • 1776 a 1779, Capella da Espera, Anna, párvola, filha legítima de Lourenço Banguela e de Josepha, crioula, escravos de João Barboza Castro. PP: Manoel Angola escravo de João Barboza Porto. E porque este assento se não encontra lançado no livro competente o abri por ordem do superior, procedendo à inquisição das memórias dos pays que debaixo de juramento certificarão a certeza deste batismo. 12/06/1804
  • 19/02/1778, Capela da Espera, Lina, párvola, exposta à porta de João da Silva Ramos. PP: João da Silva e Helena Maria do Espírito Santo.
  • 20/05/1786, Capela da Espera, Anna, párvola, branca, filha legítima de Bernardo Barboza Velloso e de Maria Barboza de Santanna. PP: Francisco Antônio Barreto e sua mulher Margarida Pereira Guimarães.
  • 09/1784, Capela dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Albino, párvolo, filho legítimo de Manoel Ferreira de Moura e Francisca Maria de Oliveira. PP: Antônio Marques da Costa e Clara Maria.
  • 1776, Capela São Caetano, filial de Guarapiranga, Sebastiana, párvola, filha natural de Josepha Gonçalves. PP: Antônio Gonçalves de Oliveira e Custódia Maria da Concepção, mulher de Manoel Bernardes dos Santos.
  • 26/10/1773, Capela São Gonçalo, Antônio, párvolo, pardo, filho legítimo de Antônio Martins Corrêa e de Maria Novais Barros, pardos forros. PP: Alferes Antônio Gonçalves Lanna, solteiro, e Maria Ignácia mulher do Capitam Domingos M. Bastos.
  • 1773, Capela Sant'Anna, freguezia de Carijós, Ignácio, párvolo, filho legítimo de Ignácio da Silva Campos e Paula Maria da Concepção. PP: Sebastiano.

Imagem 09
  • 177,0 Capela de Sam Gonçalo, Catas Altas, Manoel, párvolo, filho legítimo de Antônio Ferreira Porto e Bernarda Josepha de Vazconcellos. PP: Capitam Pedro Alves Rodrigues e Luzia de Tolledo.
  • 1782, Capela da Espera, Domingos, párvolo, filho natural de Joaquim Filippe Sam Diego e Custódia Gonçalves. PP: Joseph Pereira da Rocha e Maria da Rocha.
  • 29/09/1774, Itaverava, Anna, párvola, filha legítima de Manoel Z. Coelho e Vicencia Maria de Souza, brancos. PP: Guarda Mor Francisco Vieira da Silva, solteiro, e Maria Neves Dias, mulher do Capitam Antônio Pereira da Rocha.
  • 12/1778, Capela da Espera, Antônio, párvolo, filho legítimo de Joseph Fernandes Martins e de Anna Euzébia. PP: Antônio da Silva Pacheco e Josepha Gomes mulher de Antônio Alves Guimarães.
  • 10/05/1778, Capela da Espera, Anna, párvola, filha legítima de João Nunes de Morais e de Anna Maria de Jesus. PP: Cabo da esquadra Joseph Coelho Machado, solteiro, e Roza Maria de Jesus, filha de João Barboza Castro.
  • 15/09/1777, Capela da Espera, Francisca, párvola, filha legítima de Manoel Cardozo Campos e Izabel Teixeira Coelho. PP: Luiz Caetano de Souza e Maria Jocelina de Oliveira, sua mulher.
  •  12/01/1780, Capela de Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Manoel, párvolo, filho legítimo de Manoel Ferreira Moura e de Francisca Maria de Oliveira. PP: Manoel.

Imagem 10
  • 07/08/1782, Capela Remédios, filial da Matriza de Barbacena, João, párvolo, filho legítimo de Manoel Ferreira Moura e de Francisca Maria. PP: Joseph Martins e Jenoveva Ignácia.
  • 09/05/1783, Capela Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Albino, párvolo, filho legítimo de Manoel Ferreira Moura e Francisca Maria. PP: Antônio Marques da Costa, cazado, e Clara Maria.
  • 20/02/1785, Capela Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Francisco, párvolo, filho legítimo de Manoel Ferreira Moura e de Francisca Maria de Oliveira. PP: Francisco Dias da Costa e de sua mulher Joanna.
  • 17/03/1792, Capela Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Joseph, párvolo, filho legítimo de Manoel Ferreira Moura e de Francisca Maria de Oliveira. PP: João Garcia Pereira e Maria de Jesus, solteiros.
  • 1774, Capela São Gonçalo, Simão, párvolo, crioulo, filho natural de Maria Francisca, preta Ambaza, escrava de Francisca Moreira. PP: Sebasptiam Mina, escravo de Miguel Cardozo de Andrade e Roza Mina.
  • 1778, Thomáz, párvolo, exposto à porta de Manoel.

Imagem 11
  • 11/07/1785, Capella do Lamin, Ignácio, párvolo, filho legítimo de Pedro Vieira Bemfica e de Anna Maria da Conceipçam. PP: Joseph da Costa e Joanna, filha de Bento Teixeira da Silva.
  • 1780, Antônio, párvolo, filho legítimo de Manoel Francisco da Assumpção e de Florência Maria de Jesus. PP: Antônio da Silva Paes e Sebastiannna Vaz.
  • 1779, Capela do Lamin, David, párvolo, filho legítimo de Pedro da Silva Santos e de Anna Maria da Silva. PP: David da Guerra Leite e sua mulher Maria Francisca.
  • 1779-1780, Capela Sam Joseph, Guarapiranga, João, párvolo, filho legítimo Antônio Rodrigues da Costa e de Maria Pinta. PP: João da Silva Pacheco e de sua mulher Rita Maria de Jesus.
  • 1770-1774, Joseph, párvolo, pardo forro, filho natural de Mônica Maria, parda forra. PP: Maria Monteiro, solteira.
  • 1780-1782, Capela de Sam Gonçalo, Florinda, párvola, filha natural de Anna Maria Angélica. PP: Tenente Francisco Alves de Neiva, solteiro, e Tereza mulher do licenciado Manoel Álvares Pereira.

Imagem 12
  • 12/04/1782, Capela de Sam Gonçalo, Marianna, párvola, filha legítima de Antônio dos Santos de Oliveira e Roza. PP: Manoel Alves da Neiva e Clara Luíza Alves.
  • 29/03/1780, Capela de Sam Gonçalo, Joseph, párvolo, filho legítimo de Antônio Lopes da Cruz e Ignácia Maria de Jesus. PP: Pe. Joseph Pereira da Ponte e Bernarda Caetana de Araújo.
  • 15/10/1780, Capela de Catas Altas, Floriana, párvola, exposta a porta de João Alves Vianna. PP: Capitam Domingos Alves Bento e Anna Maria de Jesus, filha de Luiz Rodrigues Milagres.
  • 22/10/1770, Capela da Espera, Roza, párvola, filha legítima de Manoel Ribeiro Pinto e Felícia Caetana, pardos. PP: Capitam Jozé Coelho de Souza e Joanna Maria, filha de Ritta Maria.
  • 28/03/1780, Itaverava, Benta, párvola, crioula, filha natural de Marianna Duarte. PP: Ignácio Mina e Maria Godinho crioula.
  • 11/1780, Capela de São Jozé do Xopotó, filial de Guarapiranga, Luíza, filha legítima de Antônio Rodrigues da Costa e Maria Pinta. PP: Luiz Bernardo da Silva e Maria Angélica.
  • 1770, João, filho legítimo de Francisco de Souza Lima e de Luíza Maria da Conceição. PP: João Rodrigues, solteiro, e Maria Barboza, mulher de Antônio Ferreira Ribeiro.

Imagem 13
  • 1778, Capela da Espera, Antônio, párvolo, filho legítimo de André Barboza Vellozo e de Roza Dias dos Anjos, brancos. PP: Alferes Antônio Dias dos Anjos e sua filha Catharina Dias dos Anjos.
  • 1772, Capela de São Gonçalo, Manoel, párvolo, filho natural de Thereza de Jesus da Conceição. PP: Francisco Ferreira de Queiróz.
  • ilegível
  • 14/04/1780, Capela de São Gonçalo das Catas Altas, Manoel, exposto à porta de Ritta Fernandes Fraga. PP: Capitam Luiz Antônio da Silva e Ritta Fernandes Fraga.
  • 1772, Capela do Lamim, Vicente, párvolo, pardo, filho legítimo de Sebastião Jozé dos Reis e de Anna Ferreira Marinho. PP: Vicente Antunes Penna e Francisca Antunes Penna.
  • 1768, Capela da Noruega, Fellipe, párvolo, pardo, filho natural de Laureanna Martins dos Reis. PP: Capitão Manoel Fernandes Quintão e Maria da Silva.
  • 1777, casamento, Jozé Antônio de Souza, filho legítimo de Bernardo de Souza Castro e Anna Maria de Tolledo, com Antônia Maria de Jesus, filha legítima de Manoel Ferreira Lima e Roza Maria de Jesus, naturais e batizados em Itaverava.

Imagem 14
  • 1780, Capela das Catas Altas, Domitilha, párvola, filha legítima do Capitão Bernardino Castro e Maria Thereza da Silva. PP: Reverendo Honório Silveira e Maria de Jesus, solteira.
  • 20/04/1791, Tereza, párvola, exposta a porta do Alferes Antônio Coelho de Souza. PP: Alferes Antônio Coelho e sua mulher Benta Maria de Jesus.
  • 18/11/1790, Capela de São Caetano do Xopotó, Matriz de Guarapiranga, Maria, párvola, filha legítima do Alferes Manoel da Rocha Reis e Francisca Bárbara da Encarnação. PP: Pe. Jozé Gonçalves Branco e Maria Victória Gonçalves.
  • 1784, Itaverava, Domiciana, párvola, filha natural de Anna Margarida. PP: Bento de Sá Tinoco e Anna, filha de João Antunes de Carvalho.
  • 28/07/1789, Capela São Caetano do Xopotó, Guarapiranga, Anna, párvola, filha legítima do Alferes Manoel da Rocha Reis e Francisca Bárbara da Encarnação. PP: Antônio Gonçalves e Marianna Angélica Gonçalves.

Imagem 15

  • 1789, Capela da Espera, Jozé, párvolo, filho legítimo de Izidoro Rodrigues de Limeira e de Maria Joanna de Jezus. PP: José Ferreira e sua mulher Ritta Joaquina do Sacramento.
  • 1791, Capela do Lamim, Maria, párvola, filha legítima de Salvador Perez Leite e de Anna Maria de Sam Jozé. PP: Pe. Martinho Rodrigues Costa representando Jozé Francisco de Magalhães e Joaquina, filha de Agostinho de Magalhães.
  • 1786, Capela São Caetano do Xopotó, Guarapiranga, Jozé, párvolo, filho legítimo de Domingos Pinto Guimarães e Quitéria de Oliveira. PP: Capitão Manoel Gomes de Mello e Anna Antônia de Mello.
  • 1783, Capela da Espera, casamento de Antônio Furtado Campos, filho legítimo de Pedro Furtado Rapozo e de Maria Margarida Pacheco, natural e batizado na freguezia de Nossa Senhora da Piedade, Ilha de São Miguel, Bispado de Angra, com Maria Assumpção, filha legítima de Antônio Nunes de Moraes e de Antônia da Luz, natural e batizada na freguezia de Nossa Senhora da Conceição de Carijós, deste Bispado, moradores desta freguezia de Santo Antônio do Itaverava. Testemunhas: Guarda Mor Francisco Vieira da Silva e o Capitão Manoel Fernandes Quintão.
  • 1782, Capela de São Gonçalo, Francisca, párvola, filha natural de Maria Roza Moreira, escrava de Jozé Moreira. PP: José da Costa Cordeiro e Maria da Costa.
  • 1742, Capela de São Gonçalo, Mathias, párvolo, filho legítimo de Manoel Gomes Pereira e de Martha da Silva Lanna. PP: Manoel Gonçalves, cazado, e Anna Maria da Assumpção, cazada.

Imagem 16
  • 1777, Capela da Espera, Joaquim, párvolo, filho legítimo de Jozé Garcia de Mattos e de Joanna Maria de Jesus. PP: João Garcia Mattos e Jozefa da Cunha, cazados.
  • 19/02/1775, Maria, filha legítima de Manoel de Arruda e Jozefa de Souza Coelho. PP: Sebastião Ferreira Machado e Joanna da Silva, mulher de Antônio Luiz.
  • 1776, Capela da Espera, João, párvolo, filho legítimo de Antônio da Silva de Almeida, pardo, e Anna da Silva, crioula. PP: Capitão João Coelho de Souza, solteiro, e Anna Barboza, cazada com Jozé Pereira.
  • 1786, Capela de Catas Altas, Ignácia, crioula, filha natural de Maria crioula, escrava de Jozé Moreira Alfena. PP: Francisco Dias, solteiro, e sua mãe Maria da Costa.
  • 07/02/1792, Capela de Catas Altas, Clara, párvola, filha legítima do licenciado Jozé dos Sanctos Correa e Clara Maria da Assumpção, brancos. PP: Capitam Mor Jozé Rodrigues da Costa e Maria Ignácia Barboza de Mattos.
  • 1777, Capela de Catas Altas, Manoel, párvolo, filho natural de Thereza Maria de Jesus, parda. PP: Antônio Camello Perez e sua mulher Anna de Araújo.
  • 02/1791, Capela de Senhora dos Remédios, filial da freguezia de Senhora do Pillar da Villa de Barbacena, Joaquim, párvolo, filho natural de Maria Francisca da Conceição. PP: João Moreira e sua mulher Maria.

Imagem 17
  • 29/06/1787, Capela de Nossa Senhora dos Remédios, filial de Nossa Senhora do Pillar da Borda do Campo, Ângelo, párvolo, filho legítimo de Jozé Gonçalves da Costa e Francisca Maria. PP: Antônio Furtado e Jozefa Maria de Jesus.
  • 1781, Capela do Lamim, Antônio, párvolo, filho legítimo de João de Souza Lima e sua mulher Anna Lopes. PP: Francisco de Souza Lima e Catharina da Conceição.
  • 1794, Capela de Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Anna, párvola, filha natural de Anna Martins, parda. PP: Manoel Coelho, pardo, e Anna Roza de Jesus casada com Francisco Pereira.
  • 1785, Catas Altas, João, párvolo, exposto à porta de Antônio Dias Ferreira. PP: Joaquim Dias Ferreira e Maria Costa.
  • 1771, Capela da Espera, Antônio, párvolo, filho natural de Maria da Silva crioula. PP: Antônio da Silva Pinto de Queiróz e Izabel da Silva de Jesus, solteiro.
  • 1790, Capela dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Joaquim, párvolo, filho legítimo de Manoel de Oliveira e de Izabel da Silva de Oliveira. PP: Manoel Lopes de Carvalho e Anna Maria da Conceição.
  • 1785, Capela dos Remédios, João, párvolo, filho legítimo de João Alves da Silva e de Marianna Angélica dos Anjos. PP: Antônio da Silveira e sua mulher Luíza.

Imagem 18
  • 03/1794, Capela dos Remédios, filial da freguezia de Barbacena, Antônia, párvola, filha natural de Maria Francisca da Conceição. PP: Antônio Furtado de Mendonça, cazado, e Francisca Maria da Conceição, mulher de Jozé Gonçalves.
  • 1781, Capela de Catas Altas, Estanislau, párvolo, filho natural de Violante crioulla, escrava do Reverendo Manoel do Lasnas Porto. PP: Reverendo Luís Teixeira Coelho, Dona Tereza de Tolledo, mulher de Manoel Alves.
  • 1793, Capela dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Elena, filha legítima de Manoel de Miranda e de Theodora Maria de Jesus pardos. PP: Manoel Lopes de Carvalho e Maria de Oliveira Ruellos.
  • 1783, Capela dos Remédios, filial da freguezia de Barbacena, Domingos, párvolo, filho legítimo de Domingos da Cunha Vaz e de Maria Clara do Sacramento. PP: Antônio Furtado de Mendonça e Tereza Maria de Jesus.
  • 1776, Capela da Espera, Anna, párvola, exposta em casa de Jozé Francisco de Magalhães. PP: o mesmo Jozé Francisco de Magalhães e Anna Antunes Penna.
  • 1794, Itaverava, Maria, párvola, filha legítima de João Coelho Netto e Januária de Sá, pardos. PP: Maonel Duarte Coelho e V. Maria Duarte.
  • 09/07/1770, Itaverava, Anna, párvola, filha legítima de Manoel Ribeiro do Amaral e Poncianna Maria de Jesus. PP: Bento da Motta e sua filha Anna Maria.
  • 1740, Capela da Noruega, João, párvolo, filho legítimo de Antônio Mina e Roza Mina, escravos de Francisco Nogueira da Sylva. PP: Francisco Mina e Ritta Monteiro Mina.

Imagem 19

  • 1766, João, filho legítimo de Francisco da Sylva e sua mulher Francisca. PP: Thom Fernandez Santiago e Anna Joaquina. 
  • 12/09/1780, Capela do Lamim, Antônio, párvolo, filho natural de Francisca Moreira, natural da freguezia de Guarapiranga.
  • 1786, Capela da Espera, Maria, párvola, filha legítima de Martinho da Silva Vianna e Maria Roza de Jesus. PP: Antônio Rodrigues e Francisca Lopes.
  • 1776, Capela de Santa Anna, filial da freguezia de Queluz, Manoel, párvolo, filho legítimo de ?? Antônio do Espírito Santo e de Maria Rodrigues de Oliveira, brancos. PP: Joaquim Nunes de Moraes e Anna Maria da Assumpção.
  • 1792, Capela de São Caetano do Xopotó, filial da Matriz de Guarapiranga, Silvéria, párvola, filha legítima de Manoel Teixeira da Silva e de Jerônima Angélica da Conceição. PP: Lázaro de Souza Cabido e Marianna Angélica de Almeida.
  • 1774, Capela das Catas Altas, Manoel, párvolo, filho legítimo de João Moreira e Catherina Moreira, crioullos forros. PP: Ubaldo Jozé Pereira e sua irmã Margarida Caetana, solteira.

Imagem 20

  • 1773, Capela da Espera, Joanna, párvola, filha legítima de Geraldo Ricardo de Jesus e Anna Maria da Costa. PP: Geraldo Amorim da Costa e Izabel Francisca da Costa.
  • 1797, Capela do Lamim, Domingas, párvola, filha legítima de João Vieira e Jacintha Maria da Costa. PP: Manoel e Maria da Costa Pereira.
  • 1774, São Gonçalo das Catas Altas, Francisco, filho do Guarda Mor Manoel e Maria. PP: Thomaz Braga e sua mulher Maria Jozefa da Anunciação.
  • 1794, Anna, párvola, filha legítima de Ignácio Francisco Alves e Maria Francisca de Paiva. PP: Antônio Leite Alves e Joanna Pereira.
  • 1792, Capela do Lamim, Manoel, filho natural de Antônia de Lima. PP: Francisco João e Anna Coelho.
  • 1793, Capela da Espera, Manoel, párvolo, filho natural de Francisca Marques de Assumpção. PP: Manoel Rodrigues de Oliveira, cazado, e Angélica.
  • 1792, Capela dos Remédios, filial da freguezia de Barbacena, João, filho legítimo de ?? da Cunha Vaz e de Maria Clara. PP: ?? e Jozefa Maria da Conceição.
  • 1782, João, inocente, filho natural de Maria Thereza, parda forra. PP: João Pinto e Joaquina da Costa.

Imagem 21

  • 1790, Capela da Espera, Hippolito (ilegível).
  • (ilegível).
  • Anna (ilegível).
  • (ilegível).
  • 1768, Capela do Jequitibá, Catharina (ilegível).
  • 1805, Jozé, párvolo, filho natural de Paula Maria crioulla forra. PP: José de Mattos Lima, solteiro, e (ilegível).
  • 1782, Capela da Espera, Manoel, párvolo, filho legítimo de Manoel Bernardes e Anna Maria de Jesus. PP: João Pereira de Queiróz e Rita Maria.
  • 1808,  Capela dos Remédios, filial da freguezia de Barbacena, Anna, párvola, filha legítima de João Furtado de Mendonça e de Leonor Maria da Assumpção. PP: Manoel Lourenço da Trindade e sua mulher Joaquina.
  • 1802, Capela da Espera, Carlos, párvolo, filho natural de Bernarda Maria. PP: o mesmo padre e Rita Maria.
  • 1808, Capela da Espera, Anna, párvola, exposta a Antônio Jozé Joaquim. PP: Pedro Jozé e Maria Roza.
  • 1810, Capela da Espera, Inocência, párvola, exposta a Manoel Pereira da Silva. PP: Feliciano da Costa Nunes.

Imagem 22
  • 1801, Capela das Catas Altas, Sebastião, párvolo, filho legítimo de Francisco de Sª. Coutº e Maria Roza. PP: Sebastião de Sá e Marianna sua filha.
  • 12/03/1766, Jozé, párvolo, pardo, filho natural de Jozefa da Cunha, preta forra. PP: João Ribeiro Taborda, solteiro, e Luíza Pereira, cazada.
  • 1813, (ilegível).
  • 1806, Capela Jactibá, Marianna, párvola, exposta ao Alferes Clemente Dias. PP: Manoel Alves e Marianna Alves.
  • 1809, Capela do Lamim, Maria, párvola, filha natural de Cláudia. PP: Luís Gomes de Souza e Luzia Álvares.
  • 1802, Capela Nossa Senhora da Conceição da Noruega, Cândido, párvolo, filho legítimo de Joaquim Diaz Ferreira e de Maria Roza da Conceição. PP: Capitam Luiz Antônio e Anna Francisca.
  • 1802,  Capela dos Remédios, filial da freguezia de Barbacena, Teodoro, inocente, filho legítimo de Teodoro José de Souza e de Antônia Maria do Espírito Santo. PP: Antônio dos Santos Oliveira e Francisca Maria do Espírito Santo.
  • 1809, Capela da Espera, Maria, párvola, filha legítima de João Ferreira de Oliveira e de Maria Joaquina de Sam José. PP: José Furtado de Mendonça e Anna Maria da Conceição.
  • 1804, Maria, párvola, filha natural de Joanna Maria, parda forra. PP: Manoel Antônio Gonçalves e Luíza Maria do Espírito Santo.

Imagem 23

  • 1795, Capela da Espera, Felícia, párvola, filha natural de Marianna, crioula, escrava de Manoel. PP: Francisco (ilegível) e Francisca Vieira da Silva.
  • 06/1810, Matriz de Itaverava, Delfina Maria de Jesus, exposta a Anna Teixeira. PP: Antônio Custódio e Francisca.
  • 04/1813, Noruega, Genoveva, filha natural de Maria Umbelina. PP: Manoel Pereira e sua irmã Maria.
  • 22/02/1803, Capela do Jequitibá, Joaquina, párvola, filho natural de Maria, crioula forra. PP: Ignácio Pacheco e Joaquina.
  • 1798, Capela da Espera, Joaquim, párvolo, filho natural de Joaquina Lopes da Silva, parda forra. PP: Manoel Pinto e Benta Alves, solteiros.
  • 09/12/1811, Capela Remédios, Maria, párvola, filha legítima do Alferes Francisco Pereira da Silveira Gomes e Roza Maria da Conceição. PP: João Antônio da Silveira e sua mulher Anna Roza de Jesus.
  • 24/08/1803,  Capela Remédios, Manoel, párvolo, filho legítimo do Alferes Antônio Marques da Costa e Annna Gomes Moreira. PP: Alferes Eugênio Jozé da Silva e Angélica Gomes.
  • 1800, João,  Capela Noruega, exposto a (ilegível).
  • 21/05/1800, Lamim, Marsal, (ilegível). PP: Tereza Arruda.

Imagem 24

  • 1785, Matriz Itaverava, Jozé, párvolo, filho legítimo de Jozé Joaquim Pereira e de Antônia Maria. PP: João Coelho e Roza Maria, sua mulher.
  • 1702,  Capela Piranga, Anna, párvola, filha legítima de Francisco e Angélica Roza. PP: (ilegível).
  • 1800, Capela da Espera, Maria, párvola, filha legítima de Theodoro José da Silva e (ilegível) Maria de Jesus. PP: José Antônio de Araújo e sua mulher (ilegível).
  • 1790, Capela da Espera, Francisco, párvolo, filho legítimo de Antônio Ribeiro e Anna Maria. PP: (ilegível).
  • 1782, Capela de Jactibá, Quitéria, párvola, filha natural de Maria Angola forra. PP: Antônio Banguella e Anna Martins crioula forra.
  • 1805, Capela da Espera, Manoel, párvolo, filha legítima de Manoel Vieira e Francisca Theodora. PP: Manoel Barboza e Anna Thereza.
  • 1807, Capela Noruega, Francelina, párvola, filha legítima de Joaquim Pinto e Lucianna de Guimarães. PP: José Gonçalves Goulart e Vicência, casados.
  • 1802, Capela da Espera, Luiz, filho legítimo de (ilegível) Vaz e de Maria Joaquina. PP: Antônio Ribeiro e Luciana da Rocha.
  • 1808, Capela da Espera, Manoel, párvolo (ilegível).

Imagem 25

  • 08/1801, Capela do Lamim, Antônio, párvolo, filho natural (ilegível).
  • 1800, Capela das Catas Altas, Manoel, párvolo, filho natural de (ilegível). PP: Caetano Jozé e sua mulher (ilegível).
  • 1810, Capela das Catas Altas, Máxima, párvola, filha legítima do Alferes Antônio Luiz e Maria Inocência. PP: Máxima e seu marido.
  • 1804, Capela da Espera, Anna, párvola, filha legítima de Miguel de Souza e de Anna Lopes. PP: Manoel Antônio e Anna Maria de Jesus.
  • 1788, Capela da Espera, Francisca, párvola, filha natural de Joanna da Silva. PP: Francisco Alves Bacellar e Francisca Pereira.
  • 1791, Capela da Espera, Jozé, párvolo, filho legítimo de Antônio Pinto de Queiróz e Catharina Maria Roza de Oliveira. PP: Reverendo José Pinto Barboza e Maria Gomes Mar.
  • 02/1809, Capela das Catas Altas, Francisca, párvola, crioulla, filha natural de Maria Luíza. PP: (ilegível).
  • 1802, Capela da Espera, Senhorinha, párvola, filha legítima de Antônio José Dias e Luíza Maria de Sam Jozé. PP: Alferes Francisco Couto e Anna Joaquina Gonçalves.
  • 1803, Capela do Jequitibá, Rita, párvola, filha natural de Anna Custódia. PP: Joaquim de Souza Lima.

Imagem 26

  • 1784, Capela do Lamim, filho natural de Maria Thereza.
  • 1811, Capela do Lamim, Joaquim, párvolo, filho legítimo de (ilegível) e de Maria Leite.
  • 1804, Capela das Dores, filial de Queluz, Maria, párvola, filha legítima de Victorino da Silva Pinto e de Joanna Maria da Assumpção. PP: Manoel Lopes de Lana e Anna Maria de Sam Jozé.
  • 1802, Capela dos Remédios, Maria, párvola, filha legítima do Alferes (ilegível) e de Custódia Maria da Assumpção.
  • 06/1768, Luiz, filho legítimo de João Coelho da Silva e Quitéria Soares da Silva. PP: Luiz de Souza e Anna Maria.
  • 1804, Capela do Lamim, Luíza, párvola, exposta a Joanna Maria de Freitas. PP: Alferes João Teixeira e sua mulher Luíza Maria de Sam Jozé.
  • 1785, Capela de São Gonçalo das Catas Altas, Manoel, párvolo, filho legítimo de Antônio Martins de Souza e Anna Maria do Sacramento, pardos forros. PP: Manoel Jozé de Magalhães e Anna Clara.
  • 1804, Capela do Jactibá, Francisco, párvolo, filho legítimo de (ilegível) de Oliveira e Luzia de Oliveira. PP: Alferes Manoel Saraiva Barboza e Jozefa Maria do Sacramento.
  • 1804, Capela de Dores de Queluz, João, párvolo, filho legítimo de João Furtado de Mendonça e Leonor Maria de Assumpção. PP: Bernardo Ferreira e sua consorte.

Imagem 27

  • 09/1808, Capela de São Gonçalo, Constância, párvola, e filha natural de Anna Pinta crioula forra. PP: Jozé Fulgêncio e Anna Joaquina, solteiros.
  • 04/08/1790, Capela de Sam Gonçalo, Joaquim, párvolo, filho natural de Germana Angélica. PP: Alferes Antônio Gonçalves e Micaella de Souza.
  • 04/10/1801, Capela do Lamim, Francisco, filho legítimo de Manoel Francisco de Oliveira Nucreira e Maria Lopes. PP: Francisco Gonçalves e Rita Dias.
  • 1804, Capela do Divino Espírito Santo do Lamim, Joaquina, filha legítima de Manoel de Souza Rêgo e Anna da Costa Pereira.
  • 1798, Capela Nossa Senhora dos Remédios, Ignácia, párvola, filha legítima de Antônio da Silveira e de Luíza Perpétua da Silva. PP: Ignácio Pacheco Lopes e sua mulher Maria Lopes da Cruz.
  • 1807, Capela Remédios e Santíssima Trindade do Jequitibá, Ritta, párvola, filha legítima de (ilegível) Francisco de Oliveira e Antônia Tereza de Jezus. PP: Sebastião Teixeira e Ritta do Carmo, solteiros.
  • 01/02/1804, Capela do Lamim, Anna, inocente, nascida em 05/12/1803, filha legítima de Joaquim da Costa de Oliveira e Joaquina Roza do Espírito Santo. PP: Luiz da Costa de Oliveira e Luíza Maria do Sacramento.
  • 1793, Capela Sam Gonçalo das Catas Altas, Joaquim, inocente, filho natural de Roza Benguella escrava de José Pereira Silva. PP: João Ferreira Pacheco e Sebastiana.
  • 1799, Itaverava, João, inocente, filho legítimo de João Gomes Ferreira e Anna Roza de Oliveira, pardos forros. PP: Luiz Rodrigues.

Imagem 28

  • 1802, Capela do Lamim, Francisco, párvolo, filho legítimo de Luís Gomes e Anna Maria. PP: Francisco Rodrigues Milagres e Joanna Maria do Espírito Santo.
  • 11/1804, Itaverava, Maria, párvola, filha natural de Joaquina Machado, parda forra. PP: Jozé de Mattos Lima e Victória Esméria de Oliveira, mulher do Capitão João Baptista de Sá.
  • 15/05/1806, Capela Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Maria, párvola, filha legítima de Domingos Jozé Garcia e Maria Florência, brancos. PP: João Ferreira de Mendonça e sua mulher Leonor Maria de Assumpção.
  • 1807, Itaverava, Capela do Lamim, Umbelina, párvola, filha natural de Thereza Maria, crioulla forra. PP: Francisco Pereira, cazado, e Maria Joaquina, solteira.
  • 1822, Capela da Espera, Maria, filha natural de Jozefa, crioula escrava de Francisco da Cunha Rocha. PP: Joaquina Felippo e sua mulher Águeda de tal.
  • 1797, Catas Altas, Jozé, párvolo, exposto à porta de Manoel Antônio de Souza. PP: Manoel de Novaes Barros e Roza Maria de Jezus, mulher de Manoel Antônio de Souza.
  • 03/06/1793, Noruega, Joaquim, párvolo, filho legítimo de José Maria Neves e de Angélica Maria de Silveira. PP: Capitam Jozé Alves da Silveira e sua sogra Genoveva Tereza de Jesus.
  • 1803, Remédios, João, filho legítimo de Maximiano José de Araújo e de (ilegível) Maria de Jesus. PP: João.
  • 1704, Espera, Manoel, párvola, filho natural de Maria do Solário.
  • 1803, Espera, Anna, filha legítima de João Monteiro Aguiar, crioullo forro, e Custódia de Oliveira, parda. PP: Alferes Manoel José e sua mulher Anna Joaquina da Silva.
  • 1801, Lamim, Leandro, filho natural de Antônia de Lima. PP: Felisberto J. do Carmo, solteiro, já falecido, e Leonor de Espínola, viúva de Sebastião de Souza.
  • 1797, Capela Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena, José, inocente, filho legítimo do Guarda Mor José Antônio de Mendonça e Anna Maria da Assumpção. PP: Antônio Furtado de Mendonça e sua mulher Antônia Maria da Assumpção.

Imagem 29

  • 17/03/1823, Capela Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Antônio, párvolo, filho legítimo de Antônio Lopes de Faria e Anna Maria. PP: Antônio Furtado de Mendonça e Antônia Maria da Assumpção.
  • 22/03/1795,  Capela Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena, Antônio, filho legítimo de Antônio Gonsalves de Souza e sua mulher Eugênia Maria Teixeira. PP: José Teixeira da Silveira e sua Francisca Gonsalves de Souza.
  • 20/01/1803, Espera, Balbina, párvola, parda, exposta à porta de Domingos Pires. PP: Capitam José de Oliveira Ribeiro e Maria Eugênia do Nascimento.
  • Capela das Dores, Queluz, Mariana, filha legítima de Manoel Rodrigues de Oliveira e Antônia Maria de Jesus. PP: José Rodrigues de Oliveira e Antônia Barboza.
  • 1799, Espera, João, párvolo, exposto à porta do Guarda Mor Manoel Gonçalves. PP: Alferes Francisco Gonçalves Coutto e sua irmã Anna Gonçalves Coutto, solteiros.
  • 1797, Catas Altas, Luís, párvolo, exposto ao Alferes Clemente Correa Dias.
  • 22/03/1796, Capela de Santa Anna do Morro do Chapéu, filial da Matriz de Queluz, Maria, filha legítima de Bernardo José e sua mulher Valentina Maria. PP: Custódio José de Miranda e (ilegível) mulher do Capitão Domingos José Mol e Josefa Maira. PP: João de Azevedo e Anna Francisca.
  • 07/1795, José, párvolo, exposto a Custódio Braga. PP: Capitão João Mendes da Silva e Custódia, filha de Custódio Braga.
  • 1819, Lamim, Joaquim, párvolo, filho natural de Clara de Oliveira, pardo.
  • 1790, Espera, Tereza, párvola, filha natural de Antônia crioula. PP: Manoel Gonçalves e Maria Antônia.
  • 1800, Capela Nossa Senhora dos Remédios e Santíssima Trindade do Jequitibá, Cyprianno, párvolo, filho natural de Sebastianna Maria, crioula. PP: Fernando Correa, escravo de Antônio Luiz Correa e Maria Angélica.

Imagem 30

  • 1813, Lamim, Lino, párvolo, filho natural de Roza Maria de Sam Jozé. PP: Alferes Manoel da Rocha Reis e sua mulher Francisca Bárbara da Encarnação.
  • 1805, Capela Divino Espírito Santo do Lamim, Anna, párvola, filha legítima de Francisco Antônio Gomes e de Felicidade Angélica de Sam Jozé. PP: Capitão Antônio Joseph de Souza, cazado, e Ana Roza de Sam Jozé, mulher do Furriel José de Souza Lima.
  • 24/06/1802, Espera, Maria, párvola, branca, filha legítima de José da Costa Pimentel e de Luzia Angélica do Nascimento. PP: Manoel José de Oliveira, cazado, e sua mulher Maria Ignácia da Assumpção.
  • 06/07/1801, Lamim, Eva, inocente, filha natural de Micaela, crioulla, escrava de Ignácio Álvares Pereira. PP: Ignácio Álvares Pereira e Florinda, filha de Brás da Cunha.
  • 1796, Capela de Nossa Senhora das Dores, filial de Queluz, Jozé, inocente, exposto a Jozé Lopes da Rocha e sua mulher Thereza Álvares de Jesus.
  • 1777, Espera, Manoel, inocente, filho legítimo de Thomás de Villa Nova Pereira e Silva e Leonor Gonçalves da Conceição. PP: Sebastião Gonçalves e Violante Gonçalves de Jesus.05/1799, Jequitibá, Josefa, párvola, filha legítima de Ignácio de Paiva e de Victória Ribeira. PP: Bento da Costa de Oliveira e sua mulher Martha Roza de Goddoy.
  • 01/11/1801, Espera, Martinianna, inocente, filha legítima de Francisco da Costa e de Anna Maria Pereira. PP: Alferes Manoel Machado e sua mulher Anna Joaquina de Sam Jozé.
  • 1818, Fazenda do Pau Grande, Aplicação de Catas Altas, Maria Angola, escrava de Antônia Angélica da Anunciação, mulher do Capitam Luiz Rodrigues.
  • 16/02/1800, Espera, Vallentina, filha natural de Anna Ribeiro, parda forra. PP: Joaquim José de Santa Anna e Joanna Alves.

Imagem 31

  • 1818, Lamim, Domicianna, filha legítima de Pedro José Coelho e Apolônia Maria Martins. PP: Alferes Antônio Joaquim Fórneas e sua mulher Perpétua.
  • 1805, Jequitibá, Luíza, filha legítima de Thomas da Cruz e Anna Maria dos Prazeres. PP: Jaú Félix de Oliveira e Vitória Pereira Teixeira.
  • 1798, Capela Santa Anna do Morro do Chapéu, freguezia da Villa de Queluz, Silvério, párvolo, filho legítimo de Paulino José Rodrigues e de Euzébia Maria da Conceição. PP: Domingos de Souza e sua mulher Anna Roza.
  • 1807, Itaverava, Maria, filha legítima de Serafim Gomes da Silva e de Roza Maria da Conceição. PP: Anacleto Gomes da Silva e Roza dos Santos.
  • 12/05/1795, Catas Altas, Manoel, párvolo, filho natural de Joanna Pereira, crioulla forra. PP: Antônio de Araújo Toledo, solteiro, e Maria Clara, mulher de Caetano da Silva Freire.
  • 1803, Jequitibá, Joanna, párvola, filha legítima de João Gomes Pinto e Francisca da Sylva, pardos forros. PP: Manoel Alves Venâncio e Thereza Maria de Jesus.
  • 1792, Remédios, Joaquim, párvolo, filho natural de Maria Joaquina do Nascimento, branco. PP: Alferes José Correia e Thereza Maria de Jesus, mulher de Antônio Furtado de Mendonça.
  • 1731, Antônio, párvolo, filho legítimo de Sebastião e Maria Rodrigues. PP: Antônio Severino.
  • 16/09/1777, Catas Altas, Francisco, párvolo, filho natural de Maria da Assumpção. PP: Pe. Luíz Teixeira Coelho e Maria, filha do Alferes Antônio de Araújo Toledo.

Imagem 32

  • 19/01/1770, Catas Altas, Jozé, párvolo, filho natural de Romana crioula, escrava que foi do Alferes João Martins Pedra. PP: João Dias da Luz, parda forra, e Antônia Cabra, escrava do falecido José da Sylva.
  • 14/04/1780, Sam Gonçalo, Manoel, párvolo, exposto a Ritta Fernandes Fraga. PP: Capitam Luís Antônio da Sylva Velho e a mesma Ritta Fernandes Fraga.
  • 1801, Lamim, Manoel, Antônio dos Reis, exposto em casa do Alferes Manoel da Rocha Reis. PP: Alferes Manoel da Rocha Reis e Ritta irmã do sargento Mor José de Mattos Lima.
  • 1797, Espera, Geraldo, párvolo filho legítimo de Luís Rodrigues Duarte e Anna da Sylva. PP: Geraldo Simoens da Costa, cazado, e sua filha Francisca Maria da Costa, solteira.
  • 25/12/1811, Leocádia, filha de Marcellina Luíza da Costa. PP: Manoel da Costa Cordeiro e sua mulher Theodora Maria da Conceição.
  • 15/03/1815, Genoveva, párvola, filha natural de Antônia Teixeira. PP: Manoel da Costa Cordeiro e sua melhor Theodora da Conceição.
  • 1800, Capitam Santa Anna, freguezia de Queluz, Severino, párvolo, filho legítimo de Bento Jozé e de Maria Luíza da Conceição. PP: Domingos Henriques Pereira e Maria Joaquina.
  • 16/06/1791, Noruega, João, párvolo, filho legítimo do Alferes Christovão Dias e Maria Magdalena de Souza. PP: Pedro Thomé Fernandes Quintão e Felicianna Genoveva, cazada, com Joaquim Lopes Cansado.
  • 03/02/1783, Nossa Senhora dos Remédios do Jequitibá, Jozé, párvolo, filho natural de Margarida Maria do Espírito Santo, parda forra. PP: Simão de Miranda e Quitéria Martins.

Imagem 33

  • 1801, Jequitibá, Joaquina, párvola filha legítima de Manoel Teixeira de Siqueira e de Maria Luíza da Annunciação. PP: Salvador Teixeira de Oliveira e Luíza Teixeira.
  • 08/04/1809, Espera, Josefa, párvola, filho legítimo de Antônio da Sylva de Miranda e de Marianna de Souza Dias, parda.
  • 27/02/1783, Remédios de Jequitibá, Maximianna, párvola, filha legítima de João da Costa Pereira e de Joanna Florinda. PP: Pedro Luís Teixeira Coelho e Izabel Rodrigues Correa, solteira.
  • 1767, Catas Altas, Antônio, párvolo, exposto ao dito. PP: o mesmo e Marianna, irmã do dito.
  • 1790, Lamim, Antônia, párvola, filha natural de Amâncio e Maria de Jesus, crioula forra.
  • 1801, Espera, Valentina, párvola, parda, filha legítima de Jozé Vieira Benfica e Luíza Maria, pardos.
  • 1783, Capitam São Caetano, filial de Guarapiranga, Francisca, filha natural de Tereza Rebolla escrava do Guarda Mor Manoel Gonsalves Coutto. PP: Caetano Gonsalves Eleno e Anna Clara Gonsalves, de Guarapiranga.
  • 14/05/1798, Espera, Estanislau, párvolo, filho legítimo de Antônio da Costa Mol e Victória Rodrigues da Costa. PP: Antônio Lopes da Rocha, solteiro, e Domingas Barboza, cazada.
  • 13/08/1805, Espera, Joaquina, parda, crioula, filha legítima de João Pinto e Joanna, pardos. PP: Joaquim Pinto de Vasconcellos, cazado, e Joanna Alves da Conceição, mulher de Antônio Lemos.
  • 1793, Capela de Sam Gonçalo das Catas Altas, Joaquim, párvolo, filho natural de (ilegível) Alves Vianna. PP: Bento João de Vasconcellos e Gertrudes Vieira Braga. 

Imagem 34

  • 15/04/1748, Matriz de Lavras do Funil (??) deste Bispado de Marianna, Antônio, filho legítimo de Antônio Jozé Dias e Joaquina Francisca. PP: Manoel de Souza e Joaquina Francisca, brancos, moradores de Lavras.
  • 1779, Capela Sam Miguel, filial da Matriz de Guarapiranga, Roza, párvola, cabra, filha natural de Ignácia cabra escrava de Maria Joanna de Sam Jozé. PP: João Nunes e sua mulher Antônia Maria Teixeira.
  • 24/11/1803, Espera, Maria, párvola, filha legítima, de João Vieira e Jacintha Maria. PP: Manoel e Sebastiana de Torres.
  • 1800, Capela de Santa Anna do Morro do Chapéu, filial da Villa de Queluz, Maria, párvola, filha natural de Thereza Benguella escrava de João Batista de Oliveira. PP: Manoel Pereira e Luíza Quitéria de Jesus.
  • 1782, Espera, Joaquina, párvola, cabra, exposta a Antônio Jozé Forquim. PP: Calisto Lopes Chaves, cazado, e Francisca Pereira da Rocha, mulher do mesmo Forquim.
  • 29/06/1804, Capela Sam Gonçalo, Anna, párvola, filha natural de Esméria Angélica dos Anjos, parda. PP: Capitam Manoel Pereira Guimaraens e sua irmã Theodora Pereira.
  • 1803, Capela das Dores, filial de Queluz, Francellina, exposta a Manoel Ribeiro da Costa. PP: Antônio Ribeiro e Marianna, filha de Antônio (ilegível).  

Imagem 35


  • Imagem 34 repetida.

Imagem 36


  • Brígida, párvola, filha legítima de Domingos José Gonçalves e Maria Thereza de Jesus. PP: Reverendo João Dias da Costa Lanna e Custódia de Oliveira, mulher de Francisco Barrozo Pereira.
  • 1805, Espera, Umbelina, párvola, filha natural de Marianna Gonçalves. PP: Antônio Gomes da Sylva e Escolástica Maria de Jesus, viúva.
  • 1795, Lamim, Martinho, párvolo, filho natural de Maria Thereza. PP: Francisco Ferreira da Rocha e Michaella Maria.
  • 1804, Espera, Maria, párvola, filha legítima do Alferes Antônio Pinto de Queiróz e Catharina Maria Roza. PP: Alferes Jozé Pinto Barboza, cazado, e Anna Maria da Conceição, solteira.
  • 1796, Capela Senhora da Piedade da Espera, Amaro, filho legítimo do Alferes Thimóteo Jozé de Bitancurt e Maria Pinto da Conceição. PP: Veríssimo Garcia e sua mulher Maria Joaquina, freguezia de Barbacena.
  • 1798, Capela São Caetano do Xopotó, filial da Matriz de Guarapiranga, Manoel, párvolo, filho legítimo de Manoel Gomes de Souza e de Clara Maria do Espírito Santo. PP: Antônio Gonçalves e Marianna de Almeida, da freguezia de Guarapiranga.
  • 1806, Capela do Espírito Santo do Lamim, Francisca, párvola, exposta à Silvéria Izabel. PP: João Pinto de Queiróz e Silvéria Machado.
  • 19/03/1785, Guatter, párvolo, filho legítimo de Estanislao Bernardino Celso e Maria Thereza da Silva. PP: Tenente Manoel Feliberto da Sylva, solteiro, e Maria de Oliveira, mulher de José da Costa.

Imagem 37

  • 1798, Capela Senhora das Dores, Villa de Queluz, Adrianno, párvolo, filho legítimo de Jerônimo do Nascimento e de Anna Francisca. PP: Manoel da Cruz e Francisca Teixeira.
  • 1796, Capela da Santíssima Trindade do Jequitibá, Fortunato, párvolo, filho legítimo de Antônio Rodrigues da Costa e de Joanna Clara Pereira. PP: Antônio Pinto e Maria Pinto.
  • 02/1796, Capela da Santíssima Trindade do Jequitibá, Delfina, párvola, filha de Ignácia, parda, escrava do Capitão Francisco Caetano Ribeiro. PP: Manoel Teixeira da Silveira.
  • 1803, Espera, Maria, párvola, filha legítima de Pedro (ilegível) e Clara Maria da Silva. PP: Ignácio Jacques Pacheco e Anna Antônia.
  • 1796, Capela Sam Gonçalo, Maria, párvola exposta a Matheus (ilegível) do Prado, mas agora legitimada por João Gomes Pinto e sua mulher Francisca Romana da Motta em virtude do matrimônio subsequente. PP: Gabriel da Sylva S. Pais e sua mulher Anna Martins.
  • 04/1798, Espera, Venância, párvola, filha legítima de Jerônimo Francisco da Costa e Maria Gomes de Jesus. PP: José Furtado e Maria de Oliveira.
  • 1792, Espera, Manoel, párvolo, filho natural de Anna Maria de Jesus, que fora batizada em casa.
  • 18/10/1799, Remédios, Barbacena, Maria, párvola, filha legítima do Tenente Antônio Lopes de Faria e Anna Maria de Jesus, moradores da Capela de Senhora da Piedade da Espera. PP: Antônio Furtado de Mendonça e Roza Maria de Jesus.


Imagem 38
  • 05/09/1798, Capela de Sam Gonçalo das Catas Altas, Luzia, párvola, filha natural de Catharina crioulla, escrava de Thereza de Toledo. PP: Manoel Leite Pacheco e Maria Ignácia Barboza, mulher do Alferes João Martins Pedra.
  • 12/08/1798, Capela Senhora da Conceição da Noruega, Francisco, párvolo, filho de Florentina crioulla, escrava de Anna Maria de Jesus. PP: Francisco Barrozo Pereira e Antônia Joaquina Roza.
  • 1796, Capela dos Remédios do Jequitibá, Anna, filha natural de Silvéria Maria de Jesus, exposta a Maria Roza, agregada de Narcízia Maria da Silva. PP: Manoel Gonçalves e Maria Roza.
  • 1794, Capela da Santíssima Trindade do Jequitibá, Florinda, párvola, filha natural de Quitéria cabra, escrava do Capitão Francisco Caetano Ribeiro. PP: Francisco de Souza Costa.
  • 1796, Capela da Espera, Maria, filha legítima de Antônio da Costa Neves e de Antônia Maria de Jesus. PP: Manoel da Costa Neves e Izabel (ilegível).
  • 1795 ou 1797, Capela do Mestre de Campos (?), filial de Guarapiranga, Maria, párvola, filha natural de Roza (ilegível) Rodrigues. PP: Capelão José de Oliveira.
  • 1769, Noruega, Bonifácio.
  • 06/01/1784, Santa Cruz do Salto, filial da Matriz de Congonhas do Campo, Manoel, párvolo, filho legítimo de José Barboza Castro e Joanna Sylvéria de São José. PP: Francisco Gonçalves Pereira e Anna Maria de Jesus, moradores da freguezia de Congonhas, sendo os pais desta.
  • 1797, Capela de São Gonçalo, Joaquim, párvolo, filho natural de Maria Ignácia, escrava de Anna (ilegível). PP: Furriel Antônio Francisco de Souza e Roza.

Imagem 39
  • 1799, Capela de São Gonçalo, Poncianna, párvola, exposta ao Reverendo João Dias da Costa Lana. PP: o mesmo padre e Antônia (ilegível).
  • 1793, Capela de São Gonçalo, Florenciano, párvolo, filho legítimo de Francisco Antônio e de (ilegível). PP: Cláudio José da Cunha e Genovefa Maria (ilegível).
  • 1790, Capela do Jequitibá, Francisco, párvolo, filho natural de Maria (ilegível). PP: Francisco José de Souza e Roza de Miranda.
  • 07/1780, Capela da Espera, Antônio, párvolo, filho legítimo de Manoel Gonçalves Couto e de Marianna Angélica (ilegível). PP: Antônio Gonçalves (ilegível) e sua filha Ignácia Gonçalves, da freguezia de Guarapiranga.
  • 1790, Capela de São Gonçalo, Antônio, párvolo, filho legítimo de José Pernambuco e Adrianna, crioulla, escravos do Furriel Mor João Pereira de Azevedo. PP: Ignácio crioullo e Marianna Mina, escravos.
  • 1798, Capela Santa Anna do Morro do Chapéu, filial de Queluz, Maria, párvola, filha legítima de Francisco José de Souza Teixeira e Anna Roza de São José. PP: o mesmo padre Arruda e Josefa Maria de Jesus, mulher do Alferes Bartholomeu Fernandes Rocha. PP: João Nunes de Moraes e Josefa Maria de Jesus.
  • (ilegível), Capela do Lamim, Maria, filha legítima de Francisco Gonçalves da Sylva e Francisca Dias Ladeira. PP: Manoel da Rocha Reis e Theodora Maria da Silva.
  • 1799, Capela Santa Anna do Morro do Chapéu, filial da Matriz de Queluz, Francisca, párvola, filha legítima de Antônio Gomes da Sylva e Francisca Maria da Conceição. PP: Luiz Rodrigues de Oliveira e Ritta Maria de Jesus.
  • 19/09/1791, Capela São Gonçalo das Catas Altas, João, párvolo, filho legítimo de Jonas (ilegível) de Araújo Silva e Anna Maria do Espírito Santo. PP: Alferes Manoel José de Magalhaens e Eufrázia Maria de Jesus.

Imagem 40
  • 1786, Espera, Bernardo, párvolo, filho natural de Anna Francisca de Oliveira. PP: Félix Ferreira, cazado, e Anna (ilegível), mulher de Antônio da Sylva de Miranda.
  • 1793, Capela (ilegível), filial de Santo Antônio de Ouro Branco, João, párvolo, exposto a Anna Maria de Souza. PP: Tenente João Lourenço de Azevedo (?) e Anna Maria, filha do falecido André (ilegível) Fernandes.
  • 1792, Capela Santíssima Trindade, Maria, párvola, filha natural de Magdalena cabra e de pay incógnito, hoje se diz ser Antônio Pereira da Ponte, escravo do Capitão Francisco Caetano Ribeiro. PP: Pedro Correia Barreto e Maria, irmãos do mesmo.
  • 1799, Capela de Sancta Anna, filial da Villa de Queluz, Ritta, párvola, filha legítima de José Rodrigues da Cruz e Ignácia Maria do Sacramento. PP: Antônio Gonçalves (ilegível).
  • 20/02/1807, Itaverava, Porniana, párvola, filha natural de Francisca Vieira. PP: Cyprianno de tal e Maria Francisca Monteiro (?).
  • 1805, Capela de Nossa Senhora da Piedade da Espera, Maria, párvola, exposta a Joaquim da Sylva Rocha. PP: (ilegível) Joaquim da Sylva Rocha e Anna Francisca.
  • 29/12/1804, Capela das Dores, filial de Queluz, Jozé, inocente, filho natural de Joanna Roza da Rocha. PP: Manoel Pereira de Araújo e Anna Joaquina da Rocha.

Imagem 41

    • 07/1824, Itaverava, foi sepultado João de Souza Maduro, cazado com Anna Maria, pardos.
    • 1808, Espera, José, filho legítimo de João Rodrigues e Maria Josefa da Conceição. PP: José (ilegível) de Souza e Francisca Maria de Jesus.
    • 10/04/1805, Itaverava, Francisco, párvolo, filho natural de Francisca Clara de Jesus. PP: Francisco José Dias e (ilegível) Coelho de Jesus.
    • 1811, Lamim, Anna, párvola, exposta a Manoel Bernardes. PP: Manoel Jozé Ferraz e Anna Maria de Jesus, filha do Capitão Antônio José Ferraz.

    Esta publicação faz parte do Projeto de Pesquisa Registros Paroquiais de Itaverava: século XVIII ao XIX, o qual coordeno, vinculado à UFJF, Campus de Governador Valadares, Departamento de Direito (em processo de registro).



    Comentários

    1. Boa tarde, tenho algumas dúvidas: Como e por que é feita diferenciação entre filho, filho natural e filho legítimo? O que significa PP?

      ResponderExcluir
    2. Olá Nicole. O termo "filho natural" é usado sempre que o filho nascia sem que os pais estivessem casados. Tanto é assim que em alguns registros aparecerá "filho legitimado", o que soa muito estranho para os nossos ouvidos, não é mesmo? Mas precisamos lembrar que no século XX ainda tínhamos esse tipo de diferenciação absurda denominando os filhos de "incestuosos, adulterinos e espúrios". Nesses períodos só se compreendia os filhos a partir do relacionamento entre os pais e os classificava em razão disso.

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    Fontes de Pesquisa - COARPE Conselheiro Lafaiete

    Olás, hoje farei uma postagem sobre como utilizar os índices de processos arquivados junto ao COARPE, TJMG. Tomarei por exemplo, os arquivos históricos da Comarca de Conselheiro Lafaiete. Existe uma história longa sobre a situação desse acervo em particular. Conversei com alguns genealogistas como Avelina Noronha ( http://textosavelinaconselheirolafaiete.blogspot.com/ ), Joberto Miranda e Geraldo Barbosa ( http://ofaiscadordequeluzdeminas.blogspot.com/ ) na busca por informações. A custódia dos documentos, até onde sei, ficou com o Arquivo Histórico Antônio Perdigão, na referida cidade. Contudo, pelo que se tem notícia, num determinado momento, esses documentos foram enviados para São João del Rei para restauro. Daí seguiram para o COARPE. Quando fazemos buscas no COARPE eles nos fornecem um índice e basta darmos um "control F" ou "control L", dependendo do formato do arquivo, para localizarmos os nomes que proc uramos.  Nesse caso específico, constam 03 arquivos í

    1º Livro: Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876, Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais

      Olás, O Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa "Origens e Horizontes - pesquisa documental e democratização da informação" , Campus de Governador Valadares, juntamente com o Arquivo Central , ambos da UFJF, têm o prazer de publicar e disponibilizar gratuitamente a transcrição dos registros históricos encontrados no livro "Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876" , da Paróquia São Sebastião, Leopoldina/MG.  Esse é apenas o primeiro livro de uma série de publicações que o Projeto realizará, organizando várias Coleções e Fundos com transcrições de documentos históricos, que são importantes para o conhecimento da trajetória familiar, a socioanálise, a história local e o acesso a direitos. O referido livro faz parte da  "Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais" . Ele foi transcrito conforme o original pela bolsista Nicole Karoline Gomes Lozi, sob a orientação e coordenação dos professores Fernanda Henrique Cupertino Alcântara e Mário Cesar