Pular para o conteúdo principal

Fontes de Pesquisa - COARPE Conselheiro Lafaiete

Olás, hoje farei uma postagem sobre como utilizar os índices de processos arquivados junto ao COARPE, TJMG. Tomarei por exemplo, os arquivos históricos da Comarca de Conselheiro Lafaiete. Existe uma história longa sobre a situação desse acervo em particular. Conversei com alguns genealogistas como Avelina Noronha (http://textosavelinaconselheirolafaiete.blogspot.com/), Joberto Miranda e Geraldo Barbosa (http://ofaiscadordequeluzdeminas.blogspot.com/) na busca por informações. A custódia dos documentos, até onde sei, ficou com o Arquivo Histórico Antônio Perdigão, na referida cidade. Contudo, pelo que se tem notícia, num determinado momento, esses documentos foram enviados para São João del Rei para restauro. Daí seguiram para o COARPE. Quando fazemos buscas no COARPE eles nos fornecem um índice e basta darmos um "control F" ou "control L", dependendo do formato do arquivo, para localizarmos os nomes que procuramos. 
Nesse caso específico, constam 03 arquivos índices de processos: 1º com 42 páginas; 2º com 10; 3º com 33. Ocorre que esses arquivos não contêm a lista com os nomes, parte passiva e ativa no processo. Neles consta a classe de processo e seu número. Ou seja, é necessário entrar em cada processo, via sistema do TJMG para verificar os dados do processo e a data da distribuição.
Como estou realizando uma busca nesse acervo e para facilitar a vida de quem está fazendo o mesmo ou virá no futuro a precisar realizar o mesmo trabalho, transcreverei tais dados aqui no blog.
Lembro, contudo, que recebi os índices relativos à Comarca de Conselheiro Lafaiete em 12/08/2019. O COARPE, pode, inclusive, ter ampliado essa base de dados com novos processos que não constariam nesse índice que aqui exponho.
A página será atualizada aos poucos, na medida do possível, mas consistirá em mais uma ferramenta de busca importante para quem faz pesquisa genealógica em Minas Gerais para o século XVIII e XIX.


MAÇO 32 LOCAL PERM 2ª VARA CÍVEL
018316003709-3      Distribuição: 19/05/1927     Classe: Inventário
ANTONIO RODRIGUES ALVES                       ESPÓLIO DE MARIA ANTUNES DE SIQUEIRA

018316003710-1      Distribuição: 30/01/1924     Classe: Inventário
GILPERES JOSÉ DE OLIVEIRA                       ESPÓLIO DE SENHORINHA MARIA DE JESUS

018316003711-9      Distribuição: 15/07/1924     Classe: Inventário
JOÃO RIBEIRO DE CASTRO                           ESPÓLIO DE MARIA ANGELICA DA CONCEIÇÃO

018316003712-7      Distribuição: 09/10/1924     Classe: Inventário
MARIA JOSÉ CALASANS                               ESPÓLIO DE JOSÉ DOS SANTOS

018316003713-5      Distribuição: 01/10/1924     Classe: Inventário
MANOEL GONÇALVES ARRUDA                     ESPÓLIO DE SEVERINA FRANCISCA CONDÉ

018316003714-3     Distribuição: 23/07/1924     Classe: Inventário
ANTONIO MARIANO BARBOZA                     ESPÓLIO DE MARIA AUGUSTA SANTIAGO

Comentários

  1. OLA,BOA TARDE.no caso dos inventaRIOS O COARPE ENVIOU UMA LISTA COM NOMES DA CIDADE ONNDE MORAVA MEUS FAMILIARES E ENCONTREI NESTA LISTA O MEU AVAÕ E BISAVÓS ,COMO FAÇO AGORA PARA TER ACESSO A ESTE DOCUMENTO,NESTE CASO TRATA-SE DE UM ARROLAMENTO.TEM LA OS NOMES ,DATAS E NUMEROS,MAS NAO TEM COMO ACESSAR O DOCUMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próprio COARPE disponibiliza os processos que estão sob sua guarda ou, no caso dos que estão na Comarca de origem, você precisará ir à Secretaria ou solicitar a uma(um) advogada(o) que o faça.

      Excluir
    2. Olá, cheguei por acaso nesta página e, desde já, agradeço pela disponibilização das informações, são muito úteis para quem busca documentos familiares.
      Fiz a solicitação dos processos da minha família à Coarpe e já se passaram alguns meses. Gostaria de saber: vocês sabem o tempo estimado para a resposta?

      Excluir
    3. Olá Isabella. Obrigada pelo apoio. Não sabemos informar. Geralmente é bastante rápido.

      Excluir
  2. Boa noite, achei muito interessante essas informações. Minha família é de origem da comunidade do Bengo e região em Itaverava hoje conhecido como Itaqui alto. Por ser uma comunidade de maioria pretos , eram trabalhadores das fazendas da região, descendentes de escravizados. Estamos buscando nossas origens, nossa ancestralidade, montando nossa árvore genealógica, e pelo fato de muitos documentos terem sido queimados, temos dificuldades de identificar, de aprofundar na pesquisa, mas estamos muito interessados.
    Meu email estevanblack@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Blog formidável! Não o conhecia e o achei muito interessante. E, realmente, são muito relevantes os serviços da COARPE, pois organizaram toda essa documentação antiga e listaram em planilhas os dados necessários para pedi-los. Acredito ser um trabalho pioneiro, pois não encontrei nada parecido nos outros Estados, nem próximo disso. Eu mesmo encontrei alguns inventários de membros da minha família listados nas planilhas da COARPE, das comarcas de Araguari e Belo Horizonte, entre outras. Eu fiz quatro pedidos. Somente um veio na mesma semana, provavelmente por já estar digitalizado. Os outros, da mesma forma que acontece com a usuária Isabella, estão demorando meses. Acredito que seja por ainda não estarem digitalizados ou pela demanda ser muito alta para a estrutura existente, pois no caso de o documento não estar digitalizado, eles informam que trabalham por demanda e por ordem de chegada dos pedidos. Mas uma hora chegam, assim espero!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Registros Paroquiais: Itaverava (Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.)

Matriz de Santo Antônio de Itaverava Filiais:  Cappella de Nossa Senhora da Piedade da Espera, Itaverava e Capella de São Gonçalo das Catas Altas,  Cappella de Nossa Senhora Santana da Conceiçam da Noroega,  Cappella da Santíssima Trindade do Jequitibá e Cappella do Lamim. Constam registros da Capella de São Caetano,  Cappella de Sam Miguel,  Cappella de Sam Jozé do Chopotó e Capella Mestre dos Campos ,  filiais da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga. E também constam registros da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena. Além disso, constam a   Capela Sant'Anna do Morro do Chapéu e a Capela das Dores, freguesia de Carijós ou Queluz. Por fim, foram encontrados registros também da Matriz de Santo Antônio, Ouro Branco. Cabe ressaltar que, a pesar de ser um livro de batismos, constam nele alguns registros de casamentos e um registro de óbito Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.  (Fonte de consulta: Acervo do Family Search)

1º Livro: Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876, Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais

  Olás, O Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa "Origens e Horizontes - pesquisa documental e democratização da informação" , Campus de Governador Valadares, juntamente com o Arquivo Central , ambos da UFJF, têm o prazer de publicar e disponibilizar gratuitamente a transcrição dos registros históricos encontrados no livro "Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876" , da Paróquia São Sebastião, Leopoldina/MG.  Esse é apenas o primeiro livro de uma série de publicações que o Projeto realizará, organizando várias Coleções e Fundos com transcrições de documentos históricos, que são importantes para o conhecimento da trajetória familiar, a socioanálise, a história local e o acesso a direitos. O referido livro faz parte da  "Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais" . Ele foi transcrito conforme o original pela bolsista Nicole Karoline Gomes Lozi, sob a orientação e coordenação dos professores Fernanda Henrique Cupertino Alcântara e Mário Cesar