Pular para o conteúdo principal

A pesquisa documental e a democratização da informação

A necessidade de escrever um blog surgiu a partir do interesse em divulgar o resultados de pesquisas em genealogia e retribuir a ajuda de vários genealogistas.
Atualmente, pesquiso a trajetória de várias famílias no território mineiro, tendo acumulado algum conhecimento a respeito delas, mas também sofrido com várias lacunas ainda não preenchidas.
Democratizar o acesso a tais dados e fontes de pesquisa auxilia no desenvolvimento do meu trabalho, ao mesmo tempo em que estimula e facilita o trabalho de vários pesquisadores que, como eu, garimpam documentos históricos na busca por informações de seus antepassados.

Creio que o principal problema enfrentado para a realização da pesquisa documental diz respeito à identificação das fontes a serem pesquisadas e o local em que podem ser acessadas. Disponibilizar tais fontes na rede facilita o trabalho de vários outros pesquisadores, amplia as pistas a serem seguidas e as expectativas quanto à registros.

O segundo problema diz respeito à condição de conservação dos documentos encontrados. Implica dizer que quanto mais cedo eles sejam identificados e digitalizados maiores as chances de serem preservados. Obviamente nem todos os documentos estão acessíveis para serem digitalizados e existe a necessidade de uma qualificação mínima para a realização de tal procedimento.

O terceiro problema diz respeito ao documento em si, a condição da escrita, a possibilidade de tradução e identificação por meio de sistemas de compartilhamento e buscas.

Por fim, todas estas dificuldades são amenizadas ou superadas pelo compartilhamento de dados e a democratização das informações. Face a estas razões, inicio hoje a publicação de documentos/informações históricas relativos às famílias das quais descendo e também de outras que auxilio a pesquisa por meio do atendimento em projetos de extensão. Será um prazer compartilhar tais informações e construir coletivamente a história do povoamento de tantas localidades no interior da nossa querida Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Registros Paroquiais: Itaverava (Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.)

Matriz de Santo Antônio de Itaverava Filiais:  Cappella de Nossa Senhora da Piedade da Espera, Itaverava e Capella de São Gonçalo das Catas Altas,  Cappella de Nossa Senhora Santana da Conceiçam da Noroega,  Cappella da Santíssima Trindade do Jequitibá e Cappella do Lamim. Constam registros da Capella de São Caetano,  Cappella de Sam Miguel,  Cappella de Sam Jozé do Chopotó e Capella Mestre dos Campos ,  filiais da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga. E também constam registros da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena. Além disso, constam a   Capela Sant'Anna do Morro do Chapéu e a Capela das Dores, freguesia de Carijós ou Queluz. Por fim, foram encontrados registros também da Matriz de Santo Antônio, Ouro Branco. Cabe ressaltar que, a pesar de ser um livro de batismos, constam nele alguns registros de casamentos e um registro de óbito Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.  (Fonte de consulta: Acervo do Family Search)

Fontes de Pesquisa - COARPE Conselheiro Lafaiete

Olás, hoje farei uma postagem sobre como utilizar os índices de processos arquivados junto ao COARPE, TJMG. Tomarei por exemplo, os arquivos históricos da Comarca de Conselheiro Lafaiete. Existe uma história longa sobre a situação desse acervo em particular. Conversei com alguns genealogistas como Avelina Noronha ( http://textosavelinaconselheirolafaiete.blogspot.com/ ), Joberto Miranda e Geraldo Barbosa ( http://ofaiscadordequeluzdeminas.blogspot.com/ ) na busca por informações. A custódia dos documentos, até onde sei, ficou com o Arquivo Histórico Antônio Perdigão, na referida cidade. Contudo, pelo que se tem notícia, num determinado momento, esses documentos foram enviados para São João del Rei para restauro. Daí seguiram para o COARPE. Quando fazemos buscas no COARPE eles nos fornecem um índice e basta darmos um "control F" ou "control L", dependendo do formato do arquivo, para localizarmos os nomes que proc uramos.  Nesse caso específico, constam 03 arquivos í

1º Livro: Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876, Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais

  Olás, O Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa "Origens e Horizontes - pesquisa documental e democratização da informação" , Campus de Governador Valadares, juntamente com o Arquivo Central , ambos da UFJF, têm o prazer de publicar e disponibilizar gratuitamente a transcrição dos registros históricos encontrados no livro "Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876" , da Paróquia São Sebastião, Leopoldina/MG.  Esse é apenas o primeiro livro de uma série de publicações que o Projeto realizará, organizando várias Coleções e Fundos com transcrições de documentos históricos, que são importantes para o conhecimento da trajetória familiar, a socioanálise, a história local e o acesso a direitos. O referido livro faz parte da  "Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais" . Ele foi transcrito conforme o original pela bolsista Nicole Karoline Gomes Lozi, sob a orientação e coordenação dos professores Fernanda Henrique Cupertino Alcântara e Mário Cesar