Pular para o conteúdo principal

X Seminário de Imigração Italiana - Ponte entre Culturas

Olás,

entre os dias 06 e 10 de outubro de 2020 ocorrerá a 10ª edição do Seminário de Imigração Italiana, promovido pela associação Ponte entre Culturas.

O evento ocorrerá no formato virtual e está recebendo trabalhos, acadêmicos ou não, até o dia 15 de agosto de 2020. Tenho o prazer de representar a UFJF, Campus de Governador Valadares, com o Projeto de Extensão Origens e Horizontes.
Todas as informações estão disponíveis no Edital. Abaixo o resumo acerca do evento. Vale a pena ver também o vídeo relativo à 9ª edição do evento.

X SEMINÁRIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS GERAIS

“A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais”

06 a 10 de outubro de 2020

O X Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais será realizado, na modalidade virtual, entre os dias 06 a 10 de outubro de 2020.

O evento é promovido pela Ponte entre Culturas e o Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) – CGIE, em parceria com as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Juiz de Fora (UFJF - Campus Sede e Campus Governador Valadares) e conta com o apoio institucional do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

O X Seminário conta também com o apoio das seguintes instituições e entidades: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) – Governo de Minas, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (MPAFPL), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/Campus Timóteo, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Comitato degli Italiani all’Estero - COMITES MG, Ente Friulano Assistenza Emigrati – EFASCE, Casa d’Italia de Barbacena, Associação Ítalo brasileira San Francesco di Paola - Juiz de Fora, Associazione Lucchesi Toscani nel Mondo - Jacutinga, Círculo Ítalo brasileiro do Sul de Minas – Poços de Caldas, Associação Cultural Italiana do Triangulo Mineiro, Circolo Trentino de Ouro Fino, Circolo Ítalo brasileiro de Monte Sion, Circolo Italiano di Andradas.

A participação é pública e as inscrições serão gratuitas. A programação abrangerá a apresentação de trabalhos elaborados a partir de pesquisas, concluídas ou em andamento, sobre as influências italianas em três linhas temáticas principais: 1. O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira;

2. A formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais;

3. A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.

Está prevista também uma sessão internacional com a participação de convidados italianos.

O evento pretende ser interdisciplinar e multidisciplinar, abrindo espaço para a contribuição de diferentes áreas do conhecimento e abordagens nas pesquisas sobre a presença italiana em Minas, sobre os seus impactos no território em todas as temporalidades e em todos os aspectos: socioculturais, políticos, demográficos, socioeconômicos, etc.

Os Seminários da Imigração Italiana em Minas Gerais são promovidos desde 2005 pela

“Ponte entre Culturas” em parceria com instituições e entidades brasileiras e italianas. O objetivo é valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural relacionado com a presença dos imigrantes italianos em Minas Gerais, incentivando e divulgando pesquisas e estudos que permitam reconstruir e preservar a história social e a memória coletiva das localidades onde a imigração italiana foi significativa. O evento objetiva também promover intercâmbios culturais diversos entre Minas Gerais e a Itália.


COMISSÃO ORGANIZADORA

COMITÊ CIENTÍFICO

Coordenador acadêmico: Dimitri Fazito de Almeida (UFMG)

Vice coordenador: Marcos Olender (UFJF)

Consultor acadêmico: Domingos A. Giroletti (MPA/FPL)

Fernanda H.C. Alcântara (UFJF/Governador Valadares)

Luis Carlos Negri (IFSULDEMINAS)

Luis Gustavo Molinari Mundim (IEPHA)

Maria Rosaria Barbato (UFMG) Sandra Nicoli (UNIVALE)

Sérgio Pedini (IFSULDEMINAS)

Stanley Savoretti de Souza (IHGMG)

COORDENAÇÃO GERAL

Giusi Zamana (PONTE ENTRE CULTURAS)

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Anisio Ciscotto (Associação EFASCE)

Guido Boletti (Agência Consular Honorária SJDR)

Maria Silvana Sica (COMITES MG)

Silvia Alciati (CGIE)

Contato: (31) 96800109 seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com

Mais informações: www.ponteentreculturas.com.br/seminario2020 instagram.com/imigracaomg

facebook.com/SeminarioImigracaoItalianaMG https://twitter.com/ImigracaoMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Registros Paroquiais: Itaverava (Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.)

Matriz de Santo Antônio de Itaverava Filiais:  Cappella de Nossa Senhora da Piedade da Espera, Itaverava e Capella de São Gonçalo das Catas Altas,  Cappella de Nossa Senhora Santana da Conceiçam da Noroega,  Cappella da Santíssima Trindade do Jequitibá e Cappella do Lamim. Constam registros da Capella de São Caetano,  Cappella de Sam Miguel,  Cappella de Sam Jozé do Chopotó e Capella Mestre dos Campos ,  filiais da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga. E também constam registros da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena. Além disso, constam a   Capela Sant'Anna do Morro do Chapéu e a Capela das Dores, freguesia de Carijós ou Queluz. Por fim, foram encontrados registros também da Matriz de Santo Antônio, Ouro Branco. Cabe ressaltar que, a pesar de ser um livro de batismos, constam nele alguns registros de casamentos e um registro de óbito Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.  (Fonte de consulta: Acervo do Family Search)

Fontes de Pesquisa - COARPE Conselheiro Lafaiete

Olás, hoje farei uma postagem sobre como utilizar os índices de processos arquivados junto ao COARPE, TJMG. Tomarei por exemplo, os arquivos históricos da Comarca de Conselheiro Lafaiete. Existe uma história longa sobre a situação desse acervo em particular. Conversei com alguns genealogistas como Avelina Noronha ( http://textosavelinaconselheirolafaiete.blogspot.com/ ), Joberto Miranda e Geraldo Barbosa ( http://ofaiscadordequeluzdeminas.blogspot.com/ ) na busca por informações. A custódia dos documentos, até onde sei, ficou com o Arquivo Histórico Antônio Perdigão, na referida cidade. Contudo, pelo que se tem notícia, num determinado momento, esses documentos foram enviados para São João del Rei para restauro. Daí seguiram para o COARPE. Quando fazemos buscas no COARPE eles nos fornecem um índice e basta darmos um "control F" ou "control L", dependendo do formato do arquivo, para localizarmos os nomes que proc uramos.  Nesse caso específico, constam 03 arquivos í

1º Livro: Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876, Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais

  Olás, O Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa "Origens e Horizontes - pesquisa documental e democratização da informação" , Campus de Governador Valadares, juntamente com o Arquivo Central , ambos da UFJF, têm o prazer de publicar e disponibilizar gratuitamente a transcrição dos registros históricos encontrados no livro "Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876" , da Paróquia São Sebastião, Leopoldina/MG.  Esse é apenas o primeiro livro de uma série de publicações que o Projeto realizará, organizando várias Coleções e Fundos com transcrições de documentos históricos, que são importantes para o conhecimento da trajetória familiar, a socioanálise, a história local e o acesso a direitos. O referido livro faz parte da  "Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais" . Ele foi transcrito conforme o original pela bolsista Nicole Karoline Gomes Lozi, sob a orientação e coordenação dos professores Fernanda Henrique Cupertino Alcântara e Mário Cesar