Pular para o conteúdo principal

Fontes de Pesquisa: Pesquisa genética

Olás,


Vamos falar hoje sobre como a pesquisa genética pode contribuir para a pesquisa genealógica. Eu sempre fui reticente quanto a isso, mas, recentemente, ganhei de um parente distante (bem distante), um kit da empresa Genera. Então, vou contar sobre a minha experiência com ele. Tenho notícia de que existem outros no mercado. Não sei nem se o preço ou a qualidade de um ou outro é melhor ou pior do que este. Fica o registro apenas como um incentivo a que seja feito em qualquer plataforma.

Recebi o pacote em minha casa. Fiquei um pouco insegura sobre como proceder, porque o site é bastante "limpo", seco, sem muitas referências. Mas, o procedimento era simples e as informações claras. Bastava esfregar o cotonete do lado interno da bochecha e depois colocar o material no envelope. Depois de esperar secar, endereçar, fechar e chamar a empresa que faz o recolhimento do material.

Não lembro quantos dias demorou para chegar o resultado, e, quando chegou, fiquei um pouco perdida sobre como proceder. Porém, com uma boa ajuda dos amigos genealogistas, vi os resultados do Genera e comecei a compreender a lógica do sistema. Além disso, os chamados "dados brutos" podem ser baixados e enviados para outras plataformas. Eu enviei para o GedMatch e o resultado foi bastante interessante.

Com os resultados à disposição, escrevi um e-mail padrão e enviei a todos os que divulgaram dna compartilhado compatível. Fiz o mesmo com relação aos que estavam listados no GedMatch. Mantive o foco nos que eram compatíveis em 3º ou 4º grau e segui trocando informações para tentar localizar os pontos em comum.

Eis aí a questão mais importante, pelo que pude observar. O exame de dna é uma pista importante, mas ele de nada adianta se sua árvore genealógica e da outra pessoa (com a qual existe compatibilidade) não estiverem minimamente desenvolvidas. Então, o exame de DNA não faz milagres, mas dá pistas fortes e, a partir delas, talvez você encontre alguém que possa te contar um pouco sobre o que você ainda não sabe da sua trajetória familiar.

Vale a pena.


Boas buscas e um amplo horizonte!

Comentários

  1. Eu fiz o teste também. Já consegui ajudar algumas pessoas, pois tenho ramos desenvolvidos, mas ainda não foi possível me ajudar a mim mesmo rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rodrigo. Sim, isso é tão importante quanto. Essa partilha que caracteriza a genealogia e o trabalho em rede é fundamental. Conte mais sobre como compartilhou seus resultados e se tem alguma dica a respeito. Um abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Registros Paroquiais: Itaverava (Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.)

Matriz de Santo Antônio de Itaverava Filiais:  Cappella de Nossa Senhora da Piedade da Espera, Itaverava e Capella de São Gonçalo das Catas Altas,  Cappella de Nossa Senhora Santana da Conceiçam da Noroega,  Cappella da Santíssima Trindade do Jequitibá e Cappella do Lamim. Constam registros da Capella de São Caetano,  Cappella de Sam Miguel,  Cappella de Sam Jozé do Chopotó e Capella Mestre dos Campos ,  filiais da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga. E também constam registros da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena. Além disso, constam a   Capela Sant'Anna do Morro do Chapéu e a Capela das Dores, freguesia de Carijós ou Queluz. Por fim, foram encontrados registros também da Matriz de Santo Antônio, Ouro Branco. Cabe ressaltar que, a pesar de ser um livro de batismos, constam nele alguns registros de casamentos e um registro de óbito Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.  (Fonte de consulta: Acervo do Family Search)

Fontes de Pesquisa - COARPE Conselheiro Lafaiete

Olás, hoje farei uma postagem sobre como utilizar os índices de processos arquivados junto ao COARPE, TJMG. Tomarei por exemplo, os arquivos históricos da Comarca de Conselheiro Lafaiete. Existe uma história longa sobre a situação desse acervo em particular. Conversei com alguns genealogistas como Avelina Noronha ( http://textosavelinaconselheirolafaiete.blogspot.com/ ), Joberto Miranda e Geraldo Barbosa ( http://ofaiscadordequeluzdeminas.blogspot.com/ ) na busca por informações. A custódia dos documentos, até onde sei, ficou com o Arquivo Histórico Antônio Perdigão, na referida cidade. Contudo, pelo que se tem notícia, num determinado momento, esses documentos foram enviados para São João del Rei para restauro. Daí seguiram para o COARPE. Quando fazemos buscas no COARPE eles nos fornecem um índice e basta darmos um "control F" ou "control L", dependendo do formato do arquivo, para localizarmos os nomes que proc uramos.  Nesse caso específico, constam 03 arquivos í

1º Livro: Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876, Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais

  Olás, O Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa "Origens e Horizontes - pesquisa documental e democratização da informação" , Campus de Governador Valadares, juntamente com o Arquivo Central , ambos da UFJF, têm o prazer de publicar e disponibilizar gratuitamente a transcrição dos registros históricos encontrados no livro "Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876" , da Paróquia São Sebastião, Leopoldina/MG.  Esse é apenas o primeiro livro de uma série de publicações que o Projeto realizará, organizando várias Coleções e Fundos com transcrições de documentos históricos, que são importantes para o conhecimento da trajetória familiar, a socioanálise, a história local e o acesso a direitos. O referido livro faz parte da  "Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais" . Ele foi transcrito conforme o original pela bolsista Nicole Karoline Gomes Lozi, sob a orientação e coordenação dos professores Fernanda Henrique Cupertino Alcântara e Mário Cesar