Pular para o conteúdo principal

II Colóquio Socioanálise, Genealogia e Direitos - Gravações disponíveis

 

Olás,


Espero encontrá-las(los) muito bem. 

Realizamos entre os dias 09 e 11 de agosto deste ano o nosso II Colóquio Socioanálise, Genealogia e Direitos.


Nosso encontro é uma tentativa de reunir colegas da academia e leigos que tenham interesse no tema da genealogia como exercício de reflexão acerca da sua trajetória familiar e como esta interfere/interferiu no acesso a direitos.

Como de costume, gravamos o evento em nossa plataforma federada, o Conferenciaweb.rnp e agora disponibilizamos os vídeos aqui no blog para aqueles que tiveram dificuldade em acompanhar o evento de modo síncrono.

Agradecemos a todas e todos que puderam participar e contribuir para essas reflexões. Continuamos à disposição para eventuais parcerias e colaborações.

Os certificados ficarão prontos dentro de 30 dias úteis e serão publicados aqui mesmo no Blog.

Nosso III Colóquio ocorrerá de 08 a 10 de agosto de 2023. Esperamos encontrá-las(los) lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Registros Paroquiais: Itaverava (Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.)

Matriz de Santo Antônio de Itaverava Filiais:  Cappella de Nossa Senhora da Piedade da Espera, Itaverava e Capella de São Gonçalo das Catas Altas,  Cappella de Nossa Senhora Santana da Conceiçam da Noroega,  Cappella da Santíssima Trindade do Jequitibá e Cappella do Lamim. Constam registros da Capella de São Caetano,  Cappella de Sam Miguel,  Cappella de Sam Jozé do Chopotó e Capella Mestre dos Campos ,  filiais da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga. E também constam registros da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, filial da Matriz de Barbacena. Além disso, constam a   Capela Sant'Anna do Morro do Chapéu e a Capela das Dores, freguesia de Carijós ou Queluz. Por fim, foram encontrados registros também da Matriz de Santo Antônio, Ouro Branco. Cabe ressaltar que, a pesar de ser um livro de batismos, constam nele alguns registros de casamentos e um registro de óbito Livro de Batismos 1742, Out.-1824, Jul.  (Fonte de consulta: Acervo do Family Search)

Fontes de Pesquisa - COARPE Conselheiro Lafaiete

Olás, hoje farei uma postagem sobre como utilizar os índices de processos arquivados junto ao COARPE, TJMG. Tomarei por exemplo, os arquivos históricos da Comarca de Conselheiro Lafaiete. Existe uma história longa sobre a situação desse acervo em particular. Conversei com alguns genealogistas como Avelina Noronha ( http://textosavelinaconselheirolafaiete.blogspot.com/ ), Joberto Miranda e Geraldo Barbosa ( http://ofaiscadordequeluzdeminas.blogspot.com/ ) na busca por informações. A custódia dos documentos, até onde sei, ficou com o Arquivo Histórico Antônio Perdigão, na referida cidade. Contudo, pelo que se tem notícia, num determinado momento, esses documentos foram enviados para São João del Rei para restauro. Daí seguiram para o COARPE. Quando fazemos buscas no COARPE eles nos fornecem um índice e basta darmos um "control F" ou "control L", dependendo do formato do arquivo, para localizarmos os nomes que proc uramos.  Nesse caso específico, constam 03 arquivos í

1º Livro: Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876, Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais

  Olás, O Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa "Origens e Horizontes - pesquisa documental e democratização da informação" , Campus de Governador Valadares, juntamente com o Arquivo Central , ambos da UFJF, têm o prazer de publicar e disponibilizar gratuitamente a transcrição dos registros históricos encontrados no livro "Registros de Batismos Jan. 1852 – Jan. 1876" , da Paróquia São Sebastião, Leopoldina/MG.  Esse é apenas o primeiro livro de uma série de publicações que o Projeto realizará, organizando várias Coleções e Fundos com transcrições de documentos históricos, que são importantes para o conhecimento da trajetória familiar, a socioanálise, a história local e o acesso a direitos. O referido livro faz parte da  "Coleção Leopoldina, Fundo Registros Paroquiais" . Ele foi transcrito conforme o original pela bolsista Nicole Karoline Gomes Lozi, sob a orientação e coordenação dos professores Fernanda Henrique Cupertino Alcântara e Mário Cesar